A Comissão Disciplinar da FIFA anunciou, nesta sexta-feira (16), que sancionou o Spezia Calcio, USD Lavagnese 1919 e Valdivara 5 Terre por violações das regras que regem a transferência internacional de menores de 18 anos.
“Após uma investigação realizada pelo Departamento de Execução Regulatória da FIFA, o Comitê Disciplinar da FIFA concluiu que Spezia Calcio violou o artigo 19 dos Regulamentos da FIFA sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) ao trazer vários menores nigerianos para a Itália usando um esquema destinado a contornar o artigo RSTP mencionado acima, bem como a lei nacional de imigração”, escreveu a FIFA em comunicado oficial.
O órgão da entidade máxima do futebol também impôs uma proibição de registro de jogadores – internacional e nacional – por quatro janelas de transferências e aplicou uma multa de 500 mil francos suíços (R$ 2,8 milhões aproximadamente).
Além do Spezia Calcio, os clubes italianos USD Lavagnese 1919 e Valdivara 5 Terre também foram punidos e impedidos de registrar novos jogadores pelo mesmo período, além de terem que pagar uma multa de 4 mil francos suíços por terem “desempenhado um papel ativo no esquema”.
Por fim, a FIFA ressaltou que “a proteção de menores é um objetivo fundamental do quadro regulamentar que rege o sistema de transferência de futebol. A aplicação eficaz dessas regras é fundamental para garantir que o bem-estar e o bem-estar dos menores sejam protegidos em todos os momentos”.
Em nota, o Spezia Calcio disse estar “surpreso e extremamente decepcionado com a decisão”, afirmou que não há irregularidades e que recorrerá da decisão.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!