A FIFA vai criar um grupo de trabalho para analisar os impactos da disputa de alguns jogos de ligas nacionais em outros países. Um acordo firmado entre a entidade máxima do futebol e a promotora Relevant Sports abriu caminho para que algumas competições locais sejam disputadas em outros lugares. Até o momento, somente a LaLiga demonstrou interesse no projeto.
Em 2019, a partida entre Barcelona e Girona chegou a ser cogitada de ser disputada em Miami, nos Estados Unidos, mas a própria FIFA se opôs à ideia, alegando que o jogo no país poderia tirar o potencial financeiro dos times.
O tema voltou à pauta em Reunião do Conselho da entidade em Bangkok na última quarta-feira (8), analisando possíveis cenários e os impactos de jogos de campeonatos nacionais em outros locais.
A FIFA analisará algumas questões como calendário, impacto no equilíbrio da competição, e o efeito no desenvolvimento do futebol nos países que irão receber os jogos. O Conselho da entidade ainda considerou que a transferência de um jogo para outro país deve considerar: “as disposições adequadas para que os torcedores das equipes que jogam uma partida fora do território assistam à partida no país que receberá o jogo”.
A Relevant Sports, responsável pela criação da International Champions Cup, tradicional torneio de pré-temporada, tenta impulsionar para os jogos serem realizados nos Estados Unidos, inicialmente. Na última temporada, a empresa organizou um torneio de pré-temporada em solo norte-americano com seis times da Premier League, Chelsea, Newcastle, Aston Villa, Brighton, Fulham e Brentford. A mesma empresa é a responsável pela organização da International Champions Cup, tradicional torneio de preparação que acontece antes das competições na Europa.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo