O Conselho da FIFA definiu nesta terça-feira (14) o formato do novo Mundial de Clubes a partir de 2025 e depois disso, a cada quatro anos. Pelas regras estipuladas pela entidade máxima do futebol, Flamengo (campeão da Libertadores de 2022) e Palmeiras (campeão da Libertadores de 2021) estão garantidos na primeira edição. A informação foi divulgada primeiramente pelo ‘ge’.
As Confederações com mais de quatro representantes terão os campeões continentais das quatro edições anteriores. Além de Palmeiras e Flamengo, os vencedores da Libertadores de 2023 e 2024 também estarão classificados para a nova competição.
As equipes adicionais serão resolvidas por um ranking que englobe o mesmo período de quatro anos. A Conmebol terá direito a mandar seis clubes.
A UEFA terá o maior número de representantes: 12. Pelos mesmos critérios, o Chelsea (campeão da Champions League de 2021) e o Real Madrid (campeão da Champions League de 2022) estão garantidos.
O país sede da competição também terá direito a ter um representante, tal como acontece atualmente.
No caso de o mesmo clube ganhar duas ou mais vezes a Libertadores ou Champions League, terá de ser elaborado um ranking com critérios esportivos para definir os outros classificados.
Confira a disposição das vagas
Europa: 12
América do Sul: 6
América do Norte, Central e Caribe: 4
África: 4
Ásia: 4
Oceania: 1
País-sede: 1
Crédito imagem: Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo