A Copa de 2022 está prevista para começar em 21 de novembro. O torneio terá 32 equipes em disputa até 18 de dezembro, dia da grande final no Lusail Stadium, com capacidade para 80.000 pessoas.
A arena tem previsão para ser finalizada apenas em 2021, assim como a Ras Abu Aboud. No entanto, outras três já foram entregues: Khalifa International, Al Janoub e Education City. Mais três estádios, Al Rayyan, Al Bayt e Al Thumama, estão em fase final de construção.
Os organizadores informam que a infraestrutura planejada para o evento está 90 por cento concluída. O metrô de Doha de última geração, utilizado usado durante a Copa do Mundo de Clubes em 2019 é finalizado em ritmo rápido.
Novas estradas e a expansão do Aeroporto Internacional de Hamad também são esperadas para antes do torneio.
Apesar da pandemia do novo coronavírus, as obras avançaram. “2020 com certeza foi um ano desafiador para o mundo inteiro, e o futebol não foi exceção”, disse Gianni Infantino, presidente da FIFA.
O Oriente Médio nunca sediou a Copa do Mundo e a Ásia apenas uma vez, quando o Japão e a Coreia do Sul co-sediaram o evento em 2002. Também será a primeira vez que a seleção do Catar disputará a competição, por ser a anfitriã.
O cronograma de jogos da Copa do Mundo foi divulgado em julho. O torneio é tradicionalmente disputado em junho e julho, mas foi transferido para novembro e dezembro devido às altas temperaturas do Qatar durante o verão.
Nos siga nas redes socias: @leiemcampo