Search
Close this search box.

FIFA envia carta para seleções pedindo foco na Copa do Mundo e não em temas políticos

Há poucos dias do início da Copa do Mundo do Catar, a FIFA escreveu uma carta endereçada a todas as seleções participantes do Mundial para pedir que elas se concentrem no torneio e deixem de lado todas as “batalhas ideológicas ou políticas que existem”. A informação foi divulgada pela ‘Sky News’.

De acordo com a emissora, a carta foi assinada pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e também pela secretária-geral, Fatma Samoura. O objetivo da entidade máxima do futebol com o documento é amenizar as críticas ao Catar, que, segundo diversas ONGs, tem violado os direitos trabalhistas e criminalizam as relações homoafetivas.

“Por favor, vamos focar no futebol! Sabemos que o futebol não vive no vácuo e estamos igualmente cientes de que existem muitos desafios e dificuldades de natureza política em todo o mundo. Mas, por favor, não permita que o futebol seja arrastado para todas as batalhas ideológicas ou políticas que existem”, diz parte da carta.

A carta não cita a ação de oito seleções europeias que usarão braçadeiras de capitão com as cores do arco-íris, em resposta às preocupações sobre as leis anti-LGBT do Catar.

“Na Fifa, tentamos respeitar todas as opiniões e crenças, sem pretender dar lições de moral ao resto do mundo. Uma das grandes forças do mundo é a sua diversidade e se a inclusão tem algum significado, isso passa por ter respeito por essa diversidade. Nenhum povo, cultura ou nação é melhor do que outra”, diz outro trecho da carta.

Por fim, a carta diz que o “respeito mútuo” e a “não discriminação” já fazem parte dos valores do futebol.

Crédito imagem: FIFA

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.