De olho nos recentes acontecimentos ocorridos no esporte, a FIFA lançou nesta segunda-feira (2) a #ReachOut, uma campanha que visa aumentar a conscientização sobre os sintomas de problemas de saúde mental, com o objetivo de incentivar as pessoas a procurarem ajuda quando precisarem e tomar medidas diárias que busquem melhorar a saúde mental dos jogadores.
Na campanha publicada em suas redes sociais oficiais, a entidade que rege o futebol mundial conta com o apoio de ex-jogadores como Cafú, Luis Gárcia e Walter Zenga, na qual enfatizam a importância de uma maior conscientização sobre a saúde mental no esporte.
“Esta campanha é muito importante para aumentar a conscientização sobre as condições de saúde mental e incentivar uma conversa que pode salvar uma vida. Na gestão 2020-2023 da FIFA, assumimos nosso compromisso de fazer o futebol funcionar para a sociedade e agradeço aos jogadores e à Sra. Enke, que contribuíram para essa importante iniciativa”, declarou o presidente da FIFA, Gianni Infantino, sobre a campanha.
“A depressão e a ansiedade afetam um número crescente de pessoas em todo o mundo, e os jovens estão entre os mais vulneráveis. Ter uma conversa com a família, amigos ou um profissional de saúde pode ser fundamental. A FIFA tem o orgulho de lançar esta campanha, apoiada pela Organização Mundial da Saúde, para incentivar as pessoas a #ReachOut”, completou o suíço.
Ao lançar a campanha, a FIFA enfatiza dados preocupantes sobre a depressão em jogadores de futebol.
“Entre os jogadores de futebol ativos, 23 por cento relatam distúrbios do sono, enquanto 9% relataram depressão e outros 7% sofrem de ansiedade. Entre jogadores aposentados, esses números aumentam, com 28% lutando para dormir e depressão e ansiedade afetando 13% e 11%, respectivamente”, diz uma pesquisa da FIFPRO.
A OMS declarou apoio à campanha lançada pela FIFA, destacando o agravamento do problema com a continuidade da pandemia de Covid-19.
“À medida que a pandemia COVID-19 continua, é mais importante do que nunca cuidar de nossa saúde física e mental. A OMS tem o prazer de apoiar a campanha #ReachOut, liderada pela FIFA para incentivar as pessoas a falar sobre sua saúde mental”, disse o Dr. Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.
A campanha está sendo compartilhada nos canais digitais da FIFA, com kits de ferramentas multimídia fornecido às 211 associações membros da entidade.
Crédito imagem: FIFA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!