A Fifa lançou nesta segunda-feira, 19 de outubro, o Programa Executivo em Antidopagem, que apresenta uma análise aprofundada dos principais aspectos regulatórios, institucionais e científicos do antidoping no esporte.
Desde a criação da Agência Mundial Antidoping (WADA) em 1999, o combate contra o doping no esporte evoluiu consideravelmente. A interação entre o Código da WADA, os regulamentos dos órgãos reguladores dos esportes e a legislação nacional gerou uma complexidade considerável neste campo. O tratamento de um caso de doping, seja na fase de gestão de resultados, seja perante aos órgãos judiciais de uma associação nacional ou internacional e no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), requer uma abordagem complexa.
O Programa Executivo da entidade máxima do futebol trará o enfoque principalmente nos aspectos legais e institucionais do cenário antidopagem, e também uma visão geral básica dos aspectos científicos mais relevantes desse fenômeno.
A primeira edição do programa foi feita em cooperação com o Centro Internacional de Estudos do Esportes (CIES), e valerá de fevereiro a julho de 2021.
O material está disponível na íntegra no site oficial da Fifa.
Crédito imagem: Fifa/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo