A FIFA anunciou que vai pedir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão do futsal e futebol de areia no programa esportivo dos Jogos Olímpicos. A decisão foi tomada durante a reunião do conselho da entidade, nesta quinta-feira (3), em Zurique, na Suíça. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
Essa será a primeira vez que a FIFA faz uma representação oficial pela entrada do futsal junto ao COI. Houve campanhas por parte da Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), primeira entidade a gerenciar o futsal no mundo, mas que jamais chegaram oficialmente à entidade que rege o esporte olímpico.
Durante o encontro, foi lançado um documento do conselho no qual a FIFA traça seus objetivos estratégicos para o ciclo até 2027. Nele, consta a afirmação de que o órgão fará proposta formal pela inclusão do futsal e do futebol de areia no programa olímpico.
“Dados os níveis de participação ao redor do mundo, a Fifa também vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de areia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui em diante”, diz o texto, que ainda afirma que a organização solicitará o aumento de participantes no torneio de futebol feminino de campo, de 12 para 16 seleções.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo