Search
Close this search box.

FIFA permitirá substituição extra na Copa do Mundo do Catar para casos de concussão

A cúpula da FIFA, entidade máxima do futebol, decidiu implementar a regra da substituição extra na Copa do Mundo do Catar para casos de suspeita de concussão. Cada seleção poderá fazer uma troca por partida e ela não contará na contagem das cinco substituições. A informação foi divulgada pelo jornalista Marcel Rizzo, do ‘UOL Esporte’.

Sendo assim, se houver uma pancada grave na cabeça de um jogador que necessite deixar o campo após o diagnóstico médico, o técnico dessa seleção poderá fazer até seis substituições, uma vez que a Copa do Mundo do Catar será o primeiro Mundial a permitir até cinco alterações.

Diante do aumento dos choques de cabeça, a IFAB (International Board), órgão regulador do futebol, autorizou em 2020 testes para substituições extras em casos de concussão – pancadas fortes na cabeça que deixam o atleta desorientado e podem evoluir para doenças cerebrais à médio prazo. Os testes foram prorrogados até agosto de 2023.

Essa não será a primeira competição organizada pela FIFA que terá a regra. A substituição extra por concussão já foi liberada durante o Mundial de Clubes de 2020, realizado em fevereiro do ano passado.

Como funciona o protocolo de diagnóstico de concussão?

O diagnóstico, que requer cuidados, será feito por um médico da seleção que estará no banco de reservas juntamente de um representante da FIFA, também médico, que ficará ao lado do gramado.

Na arquibancada, um segundo médico da FIFA (observador) terá acesso a imagens em tempo real e poderá comunicar ao seu companheiro no campo se houver um choque violento que precise de atendimento médico para início do protocolo de concussão.

De acordo com a regra, esse procedimento pode durar até três minutos e se baseia em um rápido questionário para classificar algum tipo de indício de confusão mental/desorientação.

A Copa do Mundo do Catar será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.