A Fifa publicou nesta quinta-feira (5) o primeiro Relatório do Departamento de Status dos Jogadores da Fifa 2019/2020. O documento fornece uma visão geral abrangente das atividades do departamento entre 1º de julho de 2019 e 30 de junho de 2020.
Durante esse período, o Departamento de Status dos Jogadores da Fifa recebeu um recorde de 9.534 casos e solicitações, divididos em duas categorias principais: processos de disputa e questões de registro e elegibilidade. A maioria dos pedidos estava relacionada ao registro de menores (5.487 casos), enquanto a maior parte dos processos de controvérsias (2.752 casos) foi decidida pela Câmara de Resolução de Disputas (RDC).
As decisões aumentaram em média 150% ano a ano (1º trimestre de 2019 a 1º trimestre de 2020), com um salto consideravelmente alto no número de mecanismos de solidariedade e casos de compensação de treinamento resolvidos (+ 234%) e forte progresso em a conclusão de disputas contratuais através da RDC e do Players Status Committe (PSC) e disputas relacionadas a contas atrasadas.
O relatório também documenta a conclusão e encerramento de 1.560 casos que foram acumuladas pela Fifa em janeiro de 2019. Ao final do período do relatório (junho de 2020), o Departamento de Status dos Jogadores havia gerado uma “caixa de entrada zero”, praticamente sem precedentes, sem casos pendentes por mais de quatro meses.
Com a divulgação do documento, a entidade máxima do futebol busca passar maior transparência e mostrar suas atividades principais.
O relatório está disponível para consulta no site oficial da Fifa.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo