A FIFA está estudando uma mudança inédita para o futebol mundial, cujos efeitos podem começar a ser vistos na Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro. De acordo com o jornal italiano ‘Corriere dello Sport’, o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, quer mudar o tempo efetivo de cada partida para 100 minutos.
Segundo o jornal, o mandatário busca acabar com o tempo de inatividade das partidas e quer aumentar o tempo de bola rolando. Infantino declarou que os espectadores e as televisões “pagam 90 minutos, não os 50 que estão sendo jogados”. Ele se refere ao tempo perdido em cada jogo.
O aumento do tempo regulamentar exigiria uma nova regra do IFAB (International Football Association Board), órgão que regula as regras do futebol mundial, mas a FIFA consideraria adiantá-la estendendo o desconto ao final dos 90 minutos.
Por fim, o jornal diz que outra inovação que está sendo prevista de ser implementada nos próximos meses é o “impedimento automático”, mecanismo esse que foi usado como teste no Mundial de Clubes deste ano.
Crédito imagem: FIFA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!