O Conselho de Ética da Fifa anunciou nesta quarta-feira (7) que suspendeu as federações de futebol do Chad, por interferência governamental, e do Paquistão, por violação aos estatutos da organização que regulamenta o futebol mundial. As sanções aplicadas têm efeitos imediatos.
Em seu comunicado, a Fifa afirma que a suspensão aplicada a federação do Chad (FTFA, na sigla em francês), se deve pelas recentes decisões governamentais de retirar definitivamente os poderes delegados à estrutura federativa, de criar um comitê para a gestão temporária do futebol e dessa forma assumir as instalações da FTFA.
A entidade máxima do futebol deixou claro que a punição será revogada assim que o governo revogue essas iniciativas e que o atual presidente da FTFA, Moctar Mahamoud Hamid, confirme à Fifa que reassumiu o controle das instalações.
Em março, a seleção do Chad, foi excluída das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2021, que será disputada em Camarões, em 2022, por conta da intervenção do ministro de Esportes do país, que levou à dissolução dos órgãos sociais da FTFA.
Já a federação paquistanesa (PFF, na sigla em inglês), a sanção se deve à interferência de terceiros, em uma grave violação dos estatutos da Fifa. Tudo começou quando um grupo de manifestantes tomou a sede da PFF, em Lahore, e o líder da comissão de regularização, Haroon Malik, foi destituído para a entrada de Syed Ashfak Hussain Shah.
“A Fifa emitiu uma carta advertindo que, caso a ocupação ilegítima da sede da PFF não fosse revertida e os titulares de cargos reconhecidos pela Fifa não tivessem acesso livre ao edifício para cumprirem os seus mandatos, o assunto seria imediatamente submetido ao Conselho para decisão”, disse a entidade no comunicado.
Ainda de acordo com a Fifa, a “situação permanece inalterada, pelo que o Conselho decidiu suspender a PFF”.
Assim como no caso da federação de Chad, a sanção será cancelada assim que a Fifa receber as garantias de regularização dos problemas citados.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!