A FIFA informou na última quinta-feira (16), durante seu 74º Congresso, que o VAR pode passar por uma importante mudança em breve, com a ferramenta diminuindo a interferência humana e se tornando menos suscetível a erros.
Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol, anunciou que uma nova ferramenta, similar à utilizada no tênis, vem sendo testada no futebol.
De acordo com a FIFA, o modelo de utilização é mais simples, automatizado e semelhante ao olho de falcão do tênis. Os treinadores terão dois pedidos durante a partida. Caso a decisão do árbitro mude após solicitada, os técnicos mantêm o pedido.
“Pretendemos desenvolver e melhorar o VAR. 65 federações já implementaram o VAR. Foi criada uma tecnologia mais básica, com menos câmeras e sem a necessidade de árbitros, por isso será mais acessível para todos. O sistema já está sendo testado, os treinadores podem pedir ajuda ao VAR em duas ocasiões”, disse Infantino, que acrescentou:
“Os jogadores podem perguntar ao treinador. Se a decisão inicial for alterada, não perdem um pedido e continuarão a ter dois”.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo