A FIFA já está de olho nos incidentes ocorridos na partida entre Brasil e Argentina, na última terça-feira (21), pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. De acordo com o ‘ge’, o Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol vai abrir uma investigação sobre o caso.
A partida teve o início atrasado em 30 minutos por conta de uma briga generalizada entre policiais militares e torcedores argentinos no Setor Sul, atrás de um dos gols.
Conforme especialistas ouvidos pelo Lei em Campo contaram, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é a única responsável pela segurança do jogo, ou seja, somente ela pode ser punida. Essa previsão sobre a entidade mandante consta no artigo 17 do Código Disciplinar da FIFA, em sua versão de 2023.
“Os clubes e federações mandantes são responsáveis pela ordem e segurança dentro e ao redor do estádio antes, durante e depois dos jogos. […] São responsáveis por incidentes de qualquer tipo”, diz o regulamento.
O Código Disciplinar da FIFA não cita uma punição específica para esses casos. No entanto, elas variam de multas, portões fechados, dedução de pontos, expulsão de competições e atuação em campo neutro.
Não há um prazo para que a decisão sobre este jogo seja anunciada.
O Brasil agora só volta a entrar em campo pelas Eliminatórias em setembro de 2024.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!