O Mundial de Clubes deste ano terá uma grande novidade. A Fifa vai testar uma nova tecnologia capaz de detectar automaticamente um impedimento. A entidade máxima do futebol já havia utilizado o equipamento na Copa Árabe, no Catar, e pretende leva-lo à Copa do Mundo, no final do ano, caso a International Football Association Board (IFAB) aprove em sua reunião anual.
O sistema é baseado em uma tecnologia de rastreamento a partir de imagens de câmeras instaladas sob o teto do estádio que capturam todos os movimentos dos atletas em campo e da bola. O recurso permite a criação em tempo real e representações visuais 3D (tridimensionais) dos esqueletos animados dos jogadores.
De acordo com a Fifa, o sistema coleta dados de até 29 pontos no corpo de cada jogador 50 vezes por segundo e será enviado, em caso de irregularidade, diretamente para a sala do VAR. Isso permitirá que não seja mais necessário traçar manualmente, na central do VAR, as linhas verticais e horizontais do impedimento.
O Mundial de Clubes, que será disputado entre 3 e 12 de fevereiro, terá o Palmeiras (atual campeão da Libertadores) como representante do Brasil.
Crédito imagem: Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!