Pesquisar
Close this search box.

FIFPro critica novo formato do Mundial de Clubes

A Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro) se manifestou contrário ao novo formato do Mundial de Clubes, anunciado pela FIFA neste domingo (17), na Arábia Saudita.

De acordo com o sindicato, o novo torneio aumentará a carga de trabalho dos jogadores.

“Essa nova implementação sobre a carga de trabalho dos jogadores demonstra uma falta de consideração pela saúde mental e física dos jogadores, bem como um desrespeito”, iniciou.

Ainda segundo a FIFPro, a competição vai atrapalhar o calendário e competições locais e, consequentemente, o descanso dos jogadores. No Brasil, por exemplo, os clubes vão paralisar o calendário por quase um mês.

“A competição ampliada prejudicará o tempo de descanso e recuperação desses jogadores e atrapalhará ainda mais as competições nacionais e internacionais. Os jogadores (que atuam na Europa) terão que jogar no final de uma temporada de 11 meses, com poucas perspectivas de descansar o suficiente antes do início da temporada seguinte”, disse.

O novo Mundial de Clubes, chamado pela FIFA como Copa Intercontinental, terá 32 equipes e uma fórmula parecida com a da Copa do Mundo. Serão oito grupos com quatro times cada. Assim, os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas, quartas, semis e final.

O Conselho da FIFA definiu, ainda, que vai usar o coeficiente da Uefa para definir os participantes que não tiverem a classificação previamente garantida.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.