Pesquisar
Close this search box.

FIFPRO e ECA criam diretrizes para garantir proteção à saúde dos jogadores

Os clubes e sindicatos de jogadores, representados pelo FIFPRO e ECA, desenvolveram diretrizes internacionais sobre a proteção da saúde dos jogadores durante o calendário emergencial de competições de futebol causadas pela pandemia da Covid-19.

Essas diretrizes são foram criadas para amenizar e gerenciar os impactos da pandemia na indústria do futebol e, em particular, nos jogadores profissionais, clubes, ligas e federações.

Um dos principais impactos causados pela pandemia foi a mudança nos calendários esportivos, que se tornou apertado por jogos e competições até o final da temporada de 2022/2023. Com a rotina modificada, os riscos de lesões e contaminações também aumentam, em especial, quem participa de competições internacionais.

Seguindo todos os protocolos de retorno ao esporte e respeitando os acordos relativos ao descanso e recuperação dos jogadores no mundo, as diretrizes propõem um quadro inicial de proteções para diminuir os riscos de contaminação e lesões, além de estabelecer linhas de base para o futuro agendamento de partidas. Eles foram desenvolvidos respeitando as responsabilidades entre empregadores e funcionários no futebol profissional.

As medidas adotadas pela ECA e FIFAPRO incluem:

– Proteções contra viagens para lugares com altos índices de contaminação da Covid-19;

– Compromissos com os direitos de férias para os jogadores;

– Compromissos com o período de pré-temporada antes do início das competições;

– Estabelecimento de um processo de trabalho conjunto e aberto para estabelecer padrões em diversas áreas.

O secretário-geral da FIFPROF, Jonas Baer-Hoffman, destacou as medidas:

“Essas diretrizes são um passo importante para tornar a saúde e o desempenho do jogador um princípio central da tomada de decisões em vários calendários internacionais. Os organizadores das competições procuram, com razão, maneiras de manter seus torneios e ligas funcionando. No entanto, devemos fazer isso com a proteção da saúde do jogador e funcionários”.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.