A FIFPro e a Fifa anunciaram nesta quinta-feira (27) que assinaram um acordo de três anos para oferecer suporte de saúde a centenas de jogadores de futebol profissionais recém-aposentados que enfrentam os desafios que vêm com a transição de carreira.
O ‘Programa de Consulta Pós-Carreira’, desenvolvido pela FIFPro, Fifa e Centro Médico da Universidade de Amsterdã, incluirá “um exame médico inicial gratuito e check-ups adicionais, se necessário, além de material de leitura e orientação sobre a falta de treinamento, dieta, saúde mental e dores nas articulações”.
A partir de junho de 2021, os jogadores que se aposentarem nos últimos dez anos se beneficiarão da iniciativa em 42 Centros de Excelência Médica da Fifa localizados em 30 países diferentes.
Os 64 sindicatos nacionais de jogadores filiados à FIFPro vão incentivar os jogadores de futebol que enfrentam dificuldades durante os primeiros anos de aposentadoria a aderir ao programa. Em locais que não houver um centro credenciado pela Fifa disponível, as entidades procurarão fornecer um suporte alternativo.
“O momento em que os jogadores deixam o jogo muitas vezes chega abruptamente, trazendo uma série de desafios mentais e físicos. É importante que eles tenham orientação e apoio médico à disposição. Estou muito feliz que a Fifa e a FIFPro sejam capazes de fornecer isso para centenas de jogadores no que pode ser um momento difícil em suas vidas ”, declarou o diretor médico da FIFPro, Vincent Gouttebarge.
“A Fifa e a FIFPro estão unindo forças para colocar atendimento médico de primeira classe à disposição de um grande número de ex-jogadores em todo o mundo. O objetivo deste projeto é apoiar jogadores de futebol aposentados e aposentados em uma fase de suas vidas que passa por uma enorme mudança e cuidar deles de um ponto de vista holístico, graças à colaboração de especialistas dos Centros Médicos de Excelência da Fifa”, finalizou Andrew Massey, diretor médico da Fifa.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!