A Federação Internacional de Natação (FINA) suspendeu por nove meses o nadador russo Evgeny Rylov por ter declarado apoio ao seu país na guerra da Ucrânia. A informação foi divulgada pela agência ‘ANSA’.
O atleta, que foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, participou em março de um comício no estádio Luzhniki, em Moscou, organizado pelo presidente Vladimir Putin. O evento contou com a presença de outros atletas do país e serviu para apoiar a invasão do território ucraniano.
No evento, o nadador de 25 anos estaria usando a letra “Z” em sua roupa, que é considerada um símbolo utilizado para identificar os apoiadores da guerra na Ucrânia.
Em comunicado oficial, a FINA detalhou que a suspensão de Rylov foi decidida “após sua participação e comportamento em um evento no estádio Luzhniki, em Moscou, no dia 18 de março”. A sanção começou a valer na última quarta-feira (20).
Rylov é considerado uma promessa da Rússia na natação. Nos Jogos do Rio, em 2016, ficou com a medalha de bronze, enquanto em Tóquio, no ano passado, conquistou duas medalhas de ouro (100 e 200 metros costas).
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo