Pesquisar
Close this search box.

Flamengo x Criciúma: entenda o que diz a regra do pênalti marcado com duas bolas em campo

A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Criciúma, neste sábado (20), pela 18ª rodada do Brasileirão, foi marcada por um lance inusitado.

Os dois times empatavam por 1 a 1 até os 43 minutos do segundo tempo, quando, durante um ataque do Flamengo, uma segunda bola foi arremessada pela torcida no gramado.

Enquanto o atacante Everton Cebolinha fazia a jogada dentro da área, Barreto, jogador do clube catarinense, chutou a segunda bola em direção à primeira. Os dois objetos se tocaram, até que o árbitro Maguielson Lima Barbosa assinalou pênalti –que Gabigol converteu para dar a vitória ao Rubro-Negro.

O que diz a regra?

Especialistas em arbitragem são categóricos: a penalidade máxima foi bem marcada.

De acordo com o livro de regras da FIFA, na página 102, artigo 1 da regra 12, é tiro livre direto se alguém “arremessar um objeto na direção da bola, de um adversário ou de um membro da equipe de arbitragem, ou tocar na bola com um objeto”.

Foi exatamente esse o movimento feito por Barreto, ao chutar uma segunda bola em direção à primeira, que estava em jogo, de maneira proposital para atrapalhar o lance do ataque do Flamengo.

Crédito imagem: Reprodução

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.