Search
Close this search box.

FPF e TRT assinam convênio para incentivar acordo de conflitos trabalhistas

Representantes do TRT da 15ª Região e a Federação Paulista de Futebol (FPF) assinaram na última quarta-feira (25), o convênio que reafirma o compromisso de atuarem juntos no incentivo da prática de mediação e conciliação de conflitos trabalhistas entre atletas e clubes paulistas. A cerimônia que aconteceu no salão nobre da Presidência do Tribunal marcou a renovação da ação criada pela primeira vez em julho de 2019.

“Esse convênio promove a cultura da negociação individual. Existem muitos processos trabalhistas entre clubes e atletas e a negociação através da conciliação ou mediação gerará uma forma de satisfação do passivo trabalhista e diminuição da inadimplência. Ele é muito importante!”, disse o advogado e presidente da Comissão de Direito Desportivo da Seção de São Paulo da OAB Paulo Feuz.

O evento aconteceu de forma rápida, respeitando os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19 e reuniu o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, a vice-presidente de gestão corporativa da entidade, Mislaine Scarelli, o vice-presidente de registros, transferências, licenciamentos e filiação, Gustavo Deblin, e o advogado Paulo Feuz. Pelo TRT, prestigiaram o ato a juíza auxiliar da presidência, Cristiane Rondelli, a secretária-geral da presidência, Adriana Martorano Corsetti, o secretário-geral judiciário, Paulo Eduardo de Almeida, e o assessor de segurança e transporte o coronel Carlos de Carvalho Junior.

O presidente da FPF, Reinaldo Bastos, afirmou que, atualmente, são poucos os clubes inadimplentes, e que os gestores, cada vez mais, entendem que os bons resultados em campo passam também pela boa gestão do clube, e que “uma gestão transparente e eficaz é o único caminho para se fazer um bom futebol”.

A assinatura reafirmou um compromisso firmado entre as partes pela primeira vez em 2019, prevendo que a FPF oriente os clubes de futebol filiados a adotarem e priorizarem a mediação e a conciliação como meio eficaz de solução de disputas trabalhistas. A iniciativa é inédita de São Paulo e teve ampla aceitação das equipes e sindicatos dos atletas.

Para Paulo Feuz, o convênio mostra a preocupação da Federação Paulista de Futebol, do TRT-15 e da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB/SP em diminuir os passivos que beneficiarão os clubes e atletas.

“Esse convênio foi renovado e já tivemos ‘cases’ de sucesso como o Primavera de Indaiatuba, Paulista de Jundiaí e outros que estão em andamento. Acredito que acordos como este deveriam ser realizados em todo o território nacional como política pública. É uma medida correta e necessária”, completou Feuz.

Crédito imagem: FPF/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.