O Athletico Paranaense retificou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma resposta enviada ao inquérito que investiga o Grupo Globo por praticar monopólio nos direitos de transmissão do futebol brasileiro. A informação foi divulgada primeiramente pelo jornalista Marcel Rizzo do UOL.
De acordo com as informações reveladas, o clube teria afirmado que mesmo se a lei do mandante for aprovada, o Furacão seria a favor da negociação coletivas dos direitos de transmissão, no entanto, somente se um grupo parecido ao antigo ‘Clube dos 13’ fosse fundado.
A Lei do Mandante, caso fosse aprovada, poderia dar um poder maior de negociação aos clubes, que seria aumentado apenas com a criação do novo grupo.
Após a extinção do Clube dos 13 em 2011, os direitos de transmissão são negociados de forma individual pelos clubes, medida que pode favorecer os times maiores, o Grupo Globo e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Segundo o jornalista, alguns cartolas já conversam sobre a possibilidade de criar uma associação privada que poderia ser o renascimento do Clube dos 13. Para o próximo passo, será necessário um posicionamento favorável de Corinthians e Flamengo, clubes com maiores torcidas no futebol brasileiro.
O inquérito do Cade é consequência de um procedimento preparatório aberto em 2019 a pedido do Fortaleza para investigar se a Turner se utilizava de práticas anticompetitivas ao pagar valores diferentes aos clubes com os quais têm contrato no Brasileirão. Ainda em agosto do ano passado, o clube pediu o arquivamento do processo. O órgão acatou a desistência, mas seguirá investigando o suposto monopólio.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo