Search
Close this search box.

Gabigol, do Flamengo, é denunciado pelo TJD-RJ por provocação à torcida do Vasco em clássico

O procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), André Valentim, apresentou uma denúncia contra o atacante Gabigol, do Flamengo, por causa da comemoração de seu gol na vitória sobre o Vasco por 1 a 0, na quarta-feira (16), em partida válida de ida da semifinal do Campeonato Carioca. Ao converter a cobrança de pênalti, o jogador correu em frente ao setor destinado à torcida cruz-maltina com a mão no ouvido. A informação foi revelada pelo ‘ge’.

O episódio irá a julgamento nesta sexta-feira (18). Se for entendido que houve uma provocação, Gabigol será denunciado no art. 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste código”.

O que diz o art. 258 do CBJD?

Art. 258. Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: suspensão de uma a seis partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.

§ 1º É facultado ao órgão judicante substituir a pena de suspensão pela de advertência se a infração for de pequena gravidade.

§ 2º Constituem exemplos de atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva, para os fins deste artigo, sem prejuízo de outros:

I – desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento;

II – desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões. (AC).

Em seu twitter, Gabigol ironizou a denúncia e relembrou casos recentes envolvendo seu nome:

“Denunciado por fazer gol, ok! Ser chamado de macaco, jogar água e tênis, pode, vamboraaaa ahahahaha”, escreveu o atacante.

Mandante da partida, o Vasco também corre risco de ser punido. Torcedores do clube arremessaram copos e outros objetos em direção de Gabigol, e por isso, pode ser enquadrado no art. 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir), que prevê multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Crédito imagem: Flamengo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.