O governo argentino aprovou nesta segunda-feira (4), os protocolos de saúde apresentados pela Associação Argentina de Futebol (AFA) no âmbito da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a partir de 10 de agosto todos os clubes da primeira divisão voltarão a treinar. A medida, que também abrange o futebol feminino, prevê que o trabalho seja realizado em pequenos grupos e em conformidade com rígidos regulamentos de prevenção.
A reunião final entre o Ministério da Saúde, Ginés González García; o ministro do Esporte, Matías Lammens; o presidente da AFA, Claudio Tapia; o secretário geral, Victor Blanco; e o secretário executivo Pablo Toviggino; selou a decisão.
A decisão do governo argentino permitirá que as equipes que participam da CONMEBOL Libertadores e Sulamericana, cheguem em condições de igualdade com os demais clubes do continente. O presidente da AFA, Claudio Tapa, destacou a boa predisposição das autoridades de saúde e esportes da Argentina, uma vez que, em princípio, apenas os clubes que participam de torneios internacionais retornariam aos treinamentos, mas finalmente foi decidido estender a medida aos 24 clubes que disputam a primeira divisão no país.
Em nota publicada em seu site oficial, a CONMEBOL celebrou a decisão:
“A CONMEBOL saúda o acordo alcançado em um país que é sempre o protagonista de seus torneios. Também parabeniza a AFA pelos esforços feitos para um retorno responsável do futebol. Em cada um dos países, as associações trabalham com os governos para atingir esse objetivo e, virtualmente, todos os torneios locais devem ser retomados em agosto”
O Campeonato Argentino foi encerrado no dia 27 de abril devido aos desdobramentos da pandemia da covid-19.
Crédito imagem: SAF/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo