De acordo com o jornal The Mainichi, o governo de Tóquio está se preparando para realizar os Jogos Olímpicos apenas com público que mora no Japão, vetando torcedores que moram no exterior. O portal japonês afirmou que a informação foi passada por fontes do governo e que uma decisão oficial deverá ser anunciada até o fim de março.
O comitê organizador vê como possível a participação do público no evento apesar da pandemia de Covid-19, desde que tenha um controle e limitação do número máximo de torcedores em cada arena. No entanto, o surgimento de diferentes cepas da doença está preocupando as autoridades japonesas.
“Nas atuais circunstâncias não podemos aceitar espectadores de outros países”, disse uma das fontes ao Mainichi.
Mesmo que se confirme que apenas japoneses poderão participar dos Jogos Olímpicos, todos terão que passar por uma série de restrições de comportamento. Isso porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta semana uma cartilha com orientações a serem seguidas, dentre elas, para que as pessoas não gritem e nem cantem.
Chega ao fim na próxima semana o estado de emergência na região de Tóquio, no entanto, as autoridades japonesas deverão ampliar o período de restrições. O primeiro-ministro Yoshihide Suga quer que o país estenda para mais duas semanas o controle mais rígido de combate à Covid-19.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!