O governo da Inglaterra autorizou nesta segunda-feira (22), o retorno de 10 mil torcedores aos estádios em jogos do Campeonato Inglês a partir de 17 de maio. Com a decisão, além da rodada final da competição na temporada 2020/21, a presença de público também seria liberada em partidas da Eurocopa, em junho e julho, uma vez que o Estádio de Wembley foi escolhido para ser sede das semifinais e finais. A informação foi divulgada primeiramente pelo The Guardian.
A data escolhida pelas autorizadas britânicas marcará o início da implementação do nível 3 da restrição das atividades em função da pandemia de Covid-19, na qual prevê a reabertura de instalações esportivas ao público.
A quantidade de torcedores permitidos irá variar. Estádios com capacidade total superior a 40 mil torcedores, como o do Manchester United e do City, poderão receber até 10 mil pessoas. Já nos menores, a capacidade será de até um quarto do total disponível.
As finais da Copa da Inglaterra, em 15 de maio, e da Copa da Liga Inglesa, em 25 de abril, servirão como testes.
Em dezembro, até 2 mil torcedores foram liberados a entrar nos estádios dependendo da localidade. No entanto, a medida durou pouco tempo. Semanas depois uma variante da Covid-19 fez o país aumentar as restrições para conter a disseminação.
Nas principais ligas do futebol europeu, incluindo Alemanha, Espanha, França e Itália, ainda não foram anunciados planos de retorno gradual dos torcedores aos estádios.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!