Search
Close this search box.

Grupo Arco-Íris apresenta notícia de infração ao STJD por gritos homofóbicos da torcida do Flamengo no Fla-Flu

O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, órgão sem fins lucrativos que luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, protocolou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma notícia de infração contra o Flamengo pelos cantos homofóbicos entoados por seus torcedores no clássico contra o Fluminense, no último sábado.

A ONG narra no documento que flamenguistas cantaram uma música em que dizem “tricolor viado, passa maquiagem e dá o c* depois”. Aponta ainda que não se trata de um episódio isolado e que a canção foi entoada em outros jogos recentes entre os rivais.

O grupo também destacou a importância da atuação da Justiça Desportiva diante de casos semelhantes, citando o precedente envolvendo o Flamengo, que resultou em condenação por cantos homofóbicos em partida contra o Grêmio, válida pela Copa do Brasil de 2022, conforme decisão da 1ª Comissão Disciplinar do STJD.

Diante disso, a organizada pede que a Procuradoria denuncie o Rubro-Negro pela infração cometida.

Casos dessa natureza são enquadrados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar atos discriminatórios relacionados a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência” e prevê punições que vão de multas financeiras até exclusão do campeonato.

Importante destacar que a denúncia apresentada pelo Grupo Arco-Íris tem respaldo no artigo 74 do CBJD.

Crédito imagem: Paula Reis/Flamengo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.