Grupo Arco-Íris apresenta notícia de infração ao STJD por gritos homofóbicos da torcida do Flamengo no Fla-Flu

O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, órgão sem fins lucrativos que luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, protocolou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma notícia de infração contra o Flamengo pelos cantos homofóbicos entoados por seus torcedores no clássico contra o Fluminense, no último sábado.

A ONG narra no documento que flamenguistas cantaram uma música em que dizem “tricolor viado, passa maquiagem e dá o c* depois”. Aponta ainda que não se trata de um episódio isolado e que a canção foi entoada em outros jogos recentes entre os rivais.

O grupo também destacou a importância da atuação da Justiça Desportiva diante de casos semelhantes, citando o precedente envolvendo o Flamengo, que resultou em condenação por cantos homofóbicos em partida contra o Grêmio, válida pela Copa do Brasil de 2022, conforme decisão da 1ª Comissão Disciplinar do STJD.

Diante disso, a organizada pede que a Procuradoria denuncie o Rubro-Negro pela infração cometida.

Casos dessa natureza são enquadrados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar atos discriminatórios relacionados a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência” e prevê punições que vão de multas financeiras até exclusão do campeonato.

Importante destacar que a denúncia apresentada pelo Grupo Arco-Íris tem respaldo no artigo 74 do CBJD.

Crédito imagem: Paula Reis/Flamengo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.