Menos de um mês após sair do estado de emergência, o Japão voltou a aumentar as medidas restritivas em Tóquio por conta do agravamento da pandemia. Nesta sexta-feira (9), as autoridades do país colocaram a capital em “quase emergência”.
Em entrevista coletiva, o primeiro ministro do Japão, Yoshihide Suga, disse que a medida é necessária para evitar que surtos regionais se torne uma “onda” em todo o país.
“Pedimos que as pessoas se abstenham tanto quanto possível de viagens desnecessárias entre municípios”, declarou Suga.
Uma das restrições será a redução do horário comercial para bares e restaurantes em Tóquio, e 24 dias de limitações em Kyoto e Okinawa a partir de 12 de abril.
No começo da semana, o Lei em Campo mostrou como o aumento do número de casos de Covid-19 no Japão, causados por uma variante do novo coronavírus, há pouco menos de quatro meses para o início dos Jogos Olímpicos, vêm preocupando os organizadores do evento.
No último final de semana, autoridades sanitárias declararam que cerca de 70% dos pacientes com Covid-19 em um hospital de Tóquio carregavam a variante apelidada por cientistas de “Eek”, conhecida por reduzir a proteção oferecida pela vacina.
O crescimento de casos e a alta ocupação dos leitos hospitalares causados pela nova variante fizeram com que o revezamento da tocha olímpica, iniciado em 24 de março, fosse cancelado na região de Osaka. Para tentar evitar possíveis surtos de Covid-19 durante os Jogos Olímpicos e o agravamento da pandemia no mundo, o Comitê Organizador de Tóquio vetou a presença de torcedores, voluntários estrangeiros, e familiares dos atletas.
Nesta sexta-feira (9), o Japão ultrapassou a marca dos 500 mil casos de Covid-19. Desses, 9.331 mortes, apontou o Ministério da Saúde.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão programados para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto, enquanto os Jogos Paraolímpicos serão realizados de 24 de agosto a 5 de setembro.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!