Pesquisar
Close this search box.

Hamilton foge de punição por uso de piercing em Singapura

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, foi absolvido pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pelo uso de um piercing no nariz. O britânico foi chamado à sala dos comissários após o TL3 disputado no último sábado (1) em Singapura, por conta de violação do Apêndice L, Capítulo III do Código Esportivo Internacional, que fala sobre o equipamento dos pilotos. A informação foi divulgada pelo site ‘Grande Prêmio’.

Apesar da absolvição do piloto, a Mercedes foi multada em 25 mil euros (R$ 132 mil) por preencher um formulário de autoanálise impreciso, ou seja, a entidade responsável pela organização da F1 considerou que a equipe não sabia que Hamilton entrou no carro utilizando o acessório, não verificando a conformidade antes de uma sessão de pista.

“O erro na declaração, neste caso, não foi intencional ou deliberado, mas não teria ocorrido caso a equipe tivesse feito uma checagem em Hamilton antes de preencher a declaração”, diz o texto da FIA.

Hamilton foi liberado que os comissários aceitaram sua explicação de que estava fazendo um tratamento médico devido a uma infecção no nariz. O documento da FIA aponta que a Mercedes produziu um relatório que confirmou a explicação do piloto. Na sequência, os comissários consultaram o vice-delegado médico da organização, Dr. Ian Roberts, que ratificou a opinião médica contida nele.

“Eu tenho, há anos, minhas joias e um piercing no nariz, porém, tive uma infecção no local por conta do piercing, tive uma bolha de sangue, havia pus e fiquei com uma ferida. Para consertar, a equipe médica me pediu para mantê-lo, junto a uma carta de recomendação do médico e, nas últimas duas semanas, começou a cicatrizar”, alegou o piloto.

No entanto, Hamilton voltou a criticar a proibição da FIA em relação às joias.

“Uma das desculpas dadas há muito tempo foi que, caso houvesse um incêndio, o metal do piercing é condutor de calor. Mas nossos trajes, cintos de segurança, zíper, fivela em torno do capacete, todos são de metal. É tudo muito bobo”, criticou.

Crédito imagem: Mark Thompson / Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.