Hat trick

Hat trick, ou truque do chapéu conforme um comentarista brasileiro o define, é um acontecimento marcante no mundo do esporte. Em geral, dá-se o nome de hat trick (out hat-trick) quando acontece a realização de três feitos positivos em determinado esporte.

Reputa-se que a origem do termo se deu em 1858 durante uma partida de cricket quando o jogador H. H. Stephenson derrubou o wicket (por nossa falta de experiência com este esporte, leia-se, a base que é protegida pelo rebatedor) três vezes consecutivas. Como o feito foi tão surpreendente, os espectadores da partida espontaneamente organizaram uma coleta de dinheiro para Stephenson e o presentearam com um chapéu. Assim, dizem, surgiu o termo.

Vários esportes utilizam o termo para descrever feitos marcantes. No futebol, o termo é utilizado quando um jogador marca três gols na mesma partida. Para os ingleses, o termo hat trick traz muita nostalgia. Um hat trick selou a final da Copa do Mundo de 1966, coroando o único título mundial dos ingleses.

A mesma forma de computar, ou seja, três gols na mesma partida, também é a forma como os praticantes de hóquei e handball descrevem o feito. No rúgbi, quando um jogador marca três tries (ou mais) na mesma partida. Porém, hat trick no automobilismo ocorre quando um piloto ganha três corridas consecutivas ou vence o mesmo circuito três vezes consecutivas. Há aqueles que argumentam que três pole positions consecutivas também constituem um hat trick.

Em se tratando de futebol, no Brasil, a recompensa pelo feito parece ser o pedido de uma música. Na Inglaterra, capa de jornais de esporte e a bola da partida. Mas será que tal feito configura como bônus nos contratos dos atletas? Se não, deveria configurar, não é mesmo? Afinal de contas não é sempre que testemunhamos um hat trick independentemente da nossa preferência de modalidade de esporte.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.