O Bordeaux, seis vezes campeão francês, foi rebaixado à quarta divisão do futebol do país nesta quinta-feira (1). A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
A nova punição recebida é uma consequência da medida anterior – que havia rebaixado o clube para a terceira divisão – tomada pela Liga Francesa (LFP). A primeira sanção foi aplicada pelo órgão após a reprovação das contas do clube. Com a queda de divisão, o Bordeaux perdeu o certificado de clube profissional, algo que já é previsto no país. Mesmo com a possibilidade de recurso, a instituição não recorreu.
Após o anúncio da punição, o clube francês declarou falência e todos os atletas do elenco ficaram livres no mercado, já que tiveram seus contratos rescindidos. Além das punições, o Bordeaux precisava apresentar à Direção Nacional de Controle de Gestão (DNCG) um orçamento para a próxima temporada.
Com a falência declarada, as autoridades francesas, por meio da DNCG, decidiram rebaixar a equipe para a quarta divisão. Um tribunal da cidade de Bordeaux ter dado permissão para que continuasse no terceiro escalão do futebol francês, mas a medida foi tomada.
Se o clube aceitar esta decisão, ela não precisará ser ratificada pelo comitê executivo da Federação Francesa de Futebol (FFF). O clube pode recorrer na DNCG, embora possa a vir a correr o risco de receber uma punição mais severa. Como última cartada, pode solicitar uma conciliação ao Comitê Nacional Olímpico de Esportes (CNOSF).
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo