Chegou ao fim a 135ª Assembleia Geral Anual da International Football Board (IFAB), grupo responsável por regular o futebol e que é formado por representantes da Fifa e de federações britânicas. Realizada por videoconferência nesta sexta-feira (5), a reunião esclareceu diversos temas pertinentes no futebol para 2021/22. São eles: a regra de mão na bola, cinco substituições e protocolo experimental de concussão.
Principais alterações das regras do futebol para 2021/22:
Toque de mão:
– o toque acidental de um companheiro antes do gol deixa de ser infração. O do próprio autor do gol segue sendo;
– árbitro deve avaliar se o braço é regular ou não de acordo com a posição esperada pelo movimento do corpo;
O principal objetivo da mudança é deixar claro que nem todo toque é mão, e que caberá ao árbitro interpretar se a posição do braço é ou não justificável pela ação do jogador.
Cinco substituições:
A regra temporária de cinco substituições no futebol será prorrogada pelo menos até dezembro deste ano para torneios de clubes domésticos e internacionais, e até julho de 2022 para competições de seleções. A medida é uma forma de reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 no futebol e reduzir o risco de lesões nos jogadores.
Protocolo experimental de concussão:
Os participantes da reunião receberam um feedback sobre os primeiros resultados dos testes e reafirmaram a intenção e importância de se discutir melhor esse tema.
O protocolo que prevê substituição adicional em caso de concussão valerá até agosto de 2022. Depois disso, a Fifa em conjunto com a IFAB definirá se a regra passará a valer de forma definitiva ou não.
O encontro contou com a participação do presidente da Federação do País de Gales de Futebol, Kieran O’Connor, e representantes da Fifa, liderados pelo presidente Gianni Infantino.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!