Search
Close this search box.

IFAB estuda adotar expulsão temporária de jogadores por reclamações com árbitros

A International Board (IFAB), órgão regulador do futebol, estuda a possibilidade de implementar uma expulsão temporária nas partidas. O objetivo da norma seria diminuir as reclamações e agressividades dos jogadores contra os árbitros.

Segundo o jornal ‘The Times’, o órgão avalia um novo tipo de punição disciplinar para os jogadores que reclamarem exageradamente contra os árbitros durante as partidas. Além dos tradicionais cartões amarelos e vermelhos, a IFAB cogita a possibilidade da arbitragem expulsarem os atletas de campo por um período de 10 minutos.

“Os jogadores não se preocupam tanto em receberem cartões amarelos por dizerem algo inapropriado para os árbitros. Mas pode fazer uma grande diferença se eles souberem que isso significa que poderão estar fora do campo por um período do jogo”, declarou o CEO da IFAB, Lukas Brud.

A medida estudada pela IFAB já teria sido testada em competições de base na Inglaterra desde 2019 e teria agradado os envolvidos.

“Jogadores que abordam os árbitros de forma agressiva não podem ser tolerados. Vimos um aumento no número de jogadores que rodeiam o árbitro e não o deixam sair dali. Se apenas o capitão puder abordar o árbitro, depois disso ele ou ela podem explicar aos colegas o que aconteceu. Isto funcionou em outros esportes como o rúgbi e o basquete”, acrescentou, Brud.

Também está em estudo a possibilidade de apenas os capitães das equipes terem a liberdade de questionarem as decisões dos árbitros, algo que já acontece no rúgbi.

Crédito imagem: Shaun Botterill | Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.