Nesta semana um dos debates no futebol inglês foi sobre a igualdade salarial e de premiações entre homens e mulheres.
O debate começou depois que o Lewes Football Club (clube semiprofissional da Inglaterra) enviou uma carta à Football Association requerendo uma revisão da estrutura de premiações da FA Cup, a Copa da Inglaterra. Lewes, único clube a pagar salários de homens e mulheres igualmente, comparou a premiação recebida pelos clubes nas divisões masculina e feminina da mesma competição. Os vencedores levam para casa um total de £ 30,25 milhões, enquanto as vencedoras, £ 250.000 (menos de 1% do total recebido pelos homens).
Atualmente na segunda divisão do futebol feminino, Lewes fez referência, em sua carta, ao fato de que, para uma equipe feminina estar nessa divisão, é necessário um mínimo de £ 100.000 por ano para movimentar o clube. Para a maioria dos clubes, essa cifra é objeto de sonho.
Em sua carta o clube também menciona que não é por causa de uma “lei universal e estática” que o futebol feminino atrai menos atenção, espectadores e receita. É resultado de muitas décadas de negligência e transferências inadequadas de recursos para a prática feminina desse esporte.
Apesar de a premiação para as vencedoras da FA Cup ter triplicado desde a temporada 2015/2016, a diferença para a premiação dos vencedores é enorme. Assim, Lewes propõe um aumento radical da premiação concedida às vencedoras para irrigar de forma estratégica o futebol feminino.
A Football Association respondeu a carta do clube publicamente dizendo que recentemente investiram mais de £ 18 milhões em uma estratégia ambiciosa para o futebol feminino, visando duplicar a participação de atletas e atingir sucesso significativo no desenvolvimento da prática desse esporte. Ainda, disseram que estão desenvolvendo uma estratégia para os próximos cinco anos para aumentar audiência e receita a fim de tornar o futebol feminino ainda mais viável comercialmente.
Na terra do “mind the gap”, fica difícil não reparar no hiato entre as duas categorias.
……….
Foto: Divulgação Lewes FC.