Igualdade no futebol

Nesta semana um dos debates no futebol inglês foi sobre a igualdade salarial e de premiações entre homens e mulheres.

O debate começou depois que o Lewes Football Club (clube semiprofissional da Inglaterra) enviou uma carta à Football Association requerendo uma revisão da estrutura de premiações da FA Cup, a Copa da Inglaterra. Lewes, único clube a pagar salários de homens e mulheres igualmente, comparou a premiação recebida pelos clubes nas divisões masculina e feminina da mesma competição. Os vencedores levam para casa um total de £ 30,25 milhões, enquanto as vencedoras, £ 250.000 (menos de 1% do total recebido pelos homens).

Atualmente na segunda divisão do futebol feminino, Lewes fez referência, em sua carta, ao fato de que, para uma equipe feminina estar nessa divisão, é necessário um mínimo de £ 100.000 por ano para movimentar o clube. Para a maioria dos clubes, essa cifra é objeto de sonho.

Em sua carta o clube também menciona que não é por causa de uma “lei universal e estática” que o futebol feminino atrai menos atenção, espectadores e receita. É resultado de muitas décadas de negligência e transferências inadequadas de recursos para a prática feminina desse esporte.

Apesar de a premiação para as vencedoras da FA Cup ter triplicado desde a temporada 2015/2016, a diferença para a premiação dos vencedores é enorme. Assim, Lewes propõe um aumento radical da premiação concedida às vencedoras para irrigar de forma estratégica o futebol feminino.

A Football Association respondeu a carta do clube publicamente dizendo que recentemente investiram mais de £ 18 milhões em uma estratégia ambiciosa para o futebol feminino, visando duplicar a participação de atletas e atingir sucesso significativo no desenvolvimento da prática desse esporte. Ainda, disseram que estão desenvolvendo uma estratégia para os próximos cinco anos para aumentar audiência e receita a fim de tornar o futebol feminino ainda mais viável comercialmente.

Na terra do “mind the gap”, fica difícil não reparar no hiato entre as duas categorias.

……….

Foto: Divulgação Lewes FC.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.