Search
Close this search box.

Instagram anuncia que banirá contas que praticarem atos discriminatórios contra jogadores

O Instagram anunciou medidas para combater o abuso online após a última onda de mensagens racistas dirigidas contra jogadores do futebol inglês. A informação foi divulgada primeiramente pelo jornal The Guardian.

Os jogadores do Manchester United, Marcus Rashford, Anthony Martial, Axel Tuanzebe e Lauren James estão entre os que sofreram racismo nas redes sociais somente em um intervalo de quinze dias.

Na última semana, um homem foi preso depois de enviar mensagens racistas pelo Instagram a Romaine Sawyers, do West Bromwich, após a derrota de 5 a 0 para o Manchester City. Alex Jankewitz, do Southampton, também foi alvo.

O Instagram não usa tecnologia para detectar o conteúdo de mensagens privadas, mas anunciou novas medidas, incluindo a remoção de contas que disseminam preconceito, na tentativa de reduzir a discriminação que está acontecendo.

“O que estamos anunciando hoje é que estamos tomando medidas mais duras com as pessoas que violam essas regras nas mensagens diretas do Instagram, então, em vez de apenas estender o tempo, iremos remover as contas completamente. Isso nos permite garantir que tenhamos uma tolerância menor para esse tipo de abuso nas mensagens diretas e fecharemos essas contas mais rapidamente nas mensagens diretas do Instagram do que em qualquer outro lugar da plataforma”, afirmou Fadzai Madzingira, gerente de política de conteúdo do Facebook, em entrevista ao The Guardian.

A rede social diz que tomou medidas em 6,5 milhões de contas que já fizeram discurso de ódio, inclusive em mensagens particulares, entre julho e setembro do ano passado, com 95% delas encontradas antes que alguém tivesse relatado.

O Instagram ainda reforçou seu compromisso de trabalhar com as autoridades legais do Reino Unido sobre esse tipo de abuso, prometendo responder a solicitações legais válidas de informações. Impedir que as pessoas se escondam atrás de contas anônimas tem sido repetidamente mencionado no futebol como uma forma de responsabilizar quem cometer tais atos.

Após o anúncio da medida, o secretário de cultura Oliver Dowden agradeceu pelas mudanças: “Parabenizo as políticas aprimoradas do Instagram, mas o abuso racista ainda é um fato da vida para muitas pessoas, é preciso ser feito mais em toda a linha para eliminá-lo”.

Dowden ainda lembrou o projeto de lei de segurança online que “pode gerar multas pesadas para as empresas que não protegerem seus usuários e maneira clara e transparente”.

A mudança anunciada pelo Instagram acontece dois dias depois da federação inglesa ter pressionou o governo por mudanças legislativas efetivas para que puna severamente quem praticar atos discriminatórios contra jogadores nas redes sociais.

Crédito imagem: Reprodução

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.