Jogo das Estrelas 2023: Primeiro dia de seminário tem discussões sobre a relação entre estado e esporte

Nesta quinta-feira, 16 de março, foi realizado a primeira parte do seminário “Esporte, Estado e Mercado”, realizado pelo Lei em Campo e pela Liga Nacional de Basquete (LNB), dentro do Jogo das Estrelas 2023. O evento foi realizado no auditório do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O seminário teve início por volta das 15h (de Brasília). A abertura ficou por conta de Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube. Durante sua fala, ele destacou a importância da proteção dos direitos humanos no ambiente esportivo.

Logo na sequência, teve o início o primeiro painel – “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”. A mediação ficou por conta do jornalista, advogado especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo Andrei Kampff.

Nesse painel foi debatido a importância do diálogo entre Estado, esporte e mercado. Participaram do debate: Rodrigo Montoro, presidente da LNB; Paulo Losinskas, diretor jurídico do Comitê Paralímpico Brasileiro; Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC); Kouros Monadjemi, presidente do Conselho do Minas Tênis Clube; e Arialdo Boscolo, secretário-geral do CBC.

Rodrigo Montoro falou da responsabilidade das ligas na construção de uma cultura de responsabilidade na gestão do esporte. Já Paulo Losinskas destacou a importância da governança e do compliance dentro do diálogo entre esporte e mercado.

O segundo painel do dia, intitulado “Esporte e Estado”, começou às 17h. A advogada Ana Mizutori, especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo, foi a responsável por comandar a discussão sobre a relação jurídica entre Estado e esporte. Participaram do debate: Bichara Neto, advogado especialista em resolução de conflitos, governança e regulamentação; Wladimyr Camargos, professor e advogado especialista direito constitucional; Ana Mesquita diretora do Atletas pelo Brasil; e Rogério Romero, gerente de esportes do Minas Tênis Clube.

Ana Mesquita destacou que fomentar o esporte além de compromisso jurídico, é investimento no futuro. O advogado Bichara Neto lembrou da importância do direito acompanhar os fatos, inclusive como forma de proteção da integridade esportiva.

A segunda parte do seminário será nesta sexta-feira, 17 de março, a partir das 9h. Estão previstos quatro painéis, sendo dois deles mediados por colunistas do Lei em Campo.

Confira a programação desta sexta-feira

09h00 às 10h45: O papel das Ligas na construção do esporte

11h às 12h30: O olhar do mercado para o esporte

14h às 15h: Esporte e Direitos Humanos: a política ESG como compromisso social do esporte

15h às 16h: O papel do direito desportivo nas relações entre o Estado e o Mercado

16h15 às 18h: Segurança jurídica e integridade para a captação de recursos no esporte

18h às 19h: A importância da academia para o diálogo Esporte, Estado e Mercado

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.