Pesquisar
Close this search box.

Jogo das Estrelas 2023: Seminário terá foco em gestão, segurança jurídica e direitos humanos

O Jogo das Estrelas 2023, que acontece em Belo Horizonte entre os dias 13 e 19 de março, terá espaço também para discussões necessárias além do jogo. O seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, organizado pela Liga e pelo Lei em Campo, tratará de temas necessários como gestão, compliance, segurança jurídica e direitos humanos.

Daniel Portilho, colunista do Lei em Campo e um dos organizadores do evento destaca que a ideia é que o evento produza um documento a ser levado para os poderes públicos.

“Nosso foco é termos um evento que, a partir de uma perspectiva macro, abra o calendário anual de debates sobre os caminhos para o desenvolvimento do esporte no Brasil. Queremos agregar visões de atores relevantes de diversas modalidades, não só do basquete, que é, naturalmente, o carro-chefe do evento do NBB, ou do futebol, que domina o cenário em nosso país. Nesse sentido, o fato de o seminário ocorrer no Minas Tênis Clube, uma instituição tão tradicional que congrega mais de mil atletas de inúmeras modalidades, é um diferencial. Esperamos fomentar o diálogo de forma objetiva e propositiva. E construiremos, ao final, um documento a ser encaminhado aos Poderes Legislativo e Executivo, com propostas concretas que potencializem as transformações que o esporte, se bem gerido, produz tanto na esfera privada quanto na esfera pública. Para o futuro, o plano é que o seminário funcione como uma oficina de ideias permanente dentro do ecossistema esportivo brasileiro.”

O seminário organizado pelo Lei em Campo e pela Liga Nacional de Basquete acontece nos dias 16 e 17 de março, no Teatro do Minas Tênis Clube e reunirá representantes governamentais, players e executivos do mercado esportivo, dirigentes de clubes poliesportivos e de grandes grupos de mídia, além de uma série de especialistas em direito desportivo que por muitas vezes colaboraram com o blog. A iniciativa tem apoio do Minas Tênis Clube e é promovida pelo SporTV, ESPN e TV Cultura.

A programação inclui painéis que abordarão temas como a participação do Poder Legislativo no direcionamento de políticas públicas voltadas para o Esporte; o papel das Ligas na construção do esporte; o olhar do mercado para o esporte; a política ESG como compromisso social do esporte; o papel do direito desportivo nas relações entre o Estado e o Mercado; segurança jurídica e integridade para a captação de recursos e a importância do meio acadêmico para o diálogo Esporte, Estado e Mercado.

Entre os nomes já confirmados estão Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete; Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube; Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro; Arialdo Boscolo, Presidente da FENACLUBES e Secretário Geral do Comitê Brasileiro de Clubes; Rodrigo Vicentini, Head da NBA Brasil; Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro; Leandro Figueiredo, Diretor de Negócios do Atlético-MG; Felipe Drummond, presidente do Magnus Futsal; Carlos Maluf, Head de Esportes da The Walt Disney Company Brasil; Bernardo Caixeta, Gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty e Ivan Martinho, CEO da World Surf League no Brasil, entre outros.

Outros nomes confirmados no seminário, são eles: Ana Mizutori, Wladimyr Camargos, Fernanda Soares, Ana Paula Macedo Terra, Daniel Portilho Jardim, Gustavo Lopes, Paulo Feuz, Alberto Goldstein, Pedro Trengrouse, Cesar Grafietti, Rafael Marcondes, Domingos Sávio Zainaghi, Luiz Marcondes, Terence Zveiter, Andrei Kampff, Raquel Lima e Flávia Zanini

Confira a agenda completa do seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”

Quinta-feira, 16/03

Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas

15h às 15h15: Abertura

15h15 às 16h45: Abertura e debate: Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário

17h às 18h30: Esporte e Estado

Sexta-feira, 17/03

Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas

09h00 às 10h45: O papel das Ligas na construção do esporte

11h às 12h30: O olhar do mercado para o esporte

14h às 15h: Esporte e Direitos Humanos: a política ESG como compromisso social do esporte

15h às 16h: O papel do direito desportivo nas relações entre o Estado e o Mercado

16h15 às 18h: Segurança jurídica e integridade para a captação de recursos no esporte

18h às 19h: A importância da academia para o diálogo Esporte, Estado e Mercado

Para informações sobre credenciamento e inscrições, clique aqui.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.