O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, se reuniu nesta quarta-feira (14) com o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, e garantiu que 85% dos atletas e colaboradores dos Jogos Olímpicos de Tóquio estarão vacinados contra a Covid-19. A informação foi revelada pelo ‘Estadão’.
“Cerca de 85% dos atletas e dos oficiais da Vila Olímpica, e quase 100% dos membros e do staff do COI estarão vacinados. O percentual dos representantes da mídia internacional estará entre 70% e 80%”, disse Bach após o encontro.
O dirigente ainda declarou que o comitê organizador local “fez um trabalho fantástico” para ser sede “e para tornar Tóquio a sede olímpica mais preparada da história”.
“Essa conquista só foi possível graças aos fantásticos voluntários e seus dedicados colaboradores. O COI está no mesmo barco e estamos remando na mesma direção, agradecendo o pleno apoio do governo do Japão”, completou.
O alemão revelou ainda o objetivo do encontro com o primeiro-ministro japonês. Segundo ele, foi para tratar sobre às normas de segurança contra o novo coronavírus durante os Jogos por parte dos participantes – atletas, comissões técnicas e funcionários – no momento em que o país enfrenta uma grande alta de casos diários. Por conta desse cenário, a capital entrou em um novo estado de emergência até 22 de agosto e a presença do público foi vetada no evento.
Nesta quarta-feira, o Japão registrou 1.149 novos casos de Covid-19, o maior número em quase seis meses.
Os Jogos Olímpicos começarão no dia 23 de julho e seguirão até 8 de agosto.
Crédito imagem: AP/Yonhap News
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!