Algumas pessoas nas redes sociais e em programas de debate esportivo estão falando sobre declarações que o atual técnico do Clube de Regatas do Flamengo deu.
Em entrevista a um canal português, Jorge Jesus criticou o valor da venda de Reinier. Disse ele: ”Flamengo não sabe valorizar seus jogadores”.
A entrevista naturalmente repercutiu. Algumas pessoas se posicionaram dizendo que o técnico estaria se colocando maior que a instituição que ainda veste a camisa. Mas não estou aqui para falar se ele quis ou não dizer isso, mas sim sobre os riscos de não deixar clara a sua mensagem.
Temos visto, no meio esportivo, sejam atletas, treinadores ou dirigentes, tentando sofisticar o seu vocabulário com o objetivo de passar uma impressão de ser mais intelectual ou inteligente que os outros, mas o que tem acontecido é que a mensagem principal não esta sendo compreendida.
Junior, ídolo e ex-craque do clube rubro-negro, participando do programa Seleção do Sportv, disse que, em algumas vezes, o técnico português coloca o Clube de Regatas do Flamengo abaixo dele. Entretanto, muitos torcedores não viram dessa forma e acreditam que o ídolo exagerou nos comentários.
Se Jorge Jesus quis dizer ou não, e se o craque Junior está certo ou não, não vem ao caso, mas sim a importância da comunicação nas relações profissionais e, em especial, no meio esportivo, pois as coletivas de imprensa são muito mais frequentes, seja em situações de vitorias ou derrotas.
A comunicação consiste em transmitir uma mensagem à outra pessoa e, eventualmente receber uma resposta. Mas se a mensagem não for passada com clareza pelo falante/emissor o ouvinte/receptor poderá não compreender o significado pretendido, e para complicar ainda mais, o receptor poderá compreender de forma distorcida a mensagem.
E se o presidente do clube tivesse feito a mesma leitura que Junior, não poderia gerar uma repercussão ainda maior?
Portanto, muitas vezes que falamos, escrevemos ou utilizamos emojis, por exemplo, devemos ser os mais claros, simples e diretor possível, pois qualquer detalhe, seja uma letra maiúscula ou um momento errado de falar, pode gerar uma baita confusão.