Jorge Jesus é maior que o Flamengo?

Algumas pessoas nas redes sociais e em programas de debate esportivo estão falando sobre  declarações que o atual técnico do Clube de Regatas do Flamengo deu.

Em entrevista a um canal português, Jorge Jesus criticou o valor da venda de Reinier. Disse ele: ”Flamengo não sabe valorizar seus jogadores”.

A entrevista naturalmente repercutiu. Algumas pessoas se posicionaram dizendo que o técnico estaria se colocando maior que a instituição que ainda veste a camisa. Mas não estou aqui para falar se ele quis ou não dizer isso, mas sim sobre os riscos de não deixar clara a sua mensagem.

Temos visto, no meio esportivo, sejam atletas, treinadores ou dirigentes, tentando sofisticar o seu vocabulário com o objetivo de passar uma impressão de ser mais intelectual ou inteligente que os outros, mas o que tem acontecido é que a mensagem principal não esta sendo compreendida.

Junior, ídolo e ex-craque do clube rubro-negro, participando do programa Seleção do Sportv, disse que, em algumas vezes, o técnico português coloca o Clube de Regatas do Flamengo abaixo dele. Entretanto, muitos torcedores não viram dessa forma e acreditam que o ídolo exagerou nos comentários.

Se Jorge Jesus quis dizer ou não, e se o craque Junior está certo ou não, não vem ao caso, mas sim a importância da comunicação nas relações profissionais e, em especial, no meio esportivo, pois as coletivas de imprensa são muito mais frequentes, seja em situações de vitorias ou derrotas.

A comunicação consiste em transmitir uma mensagem à outra pessoa e, eventualmente receber uma resposta. Mas se a mensagem não for passada com clareza pelo falante/emissor o ouvinte/receptor poderá não compreender o significado pretendido, e para complicar ainda mais, o receptor poderá compreender de forma distorcida a mensagem.

E se o presidente do clube tivesse feito a mesma leitura que Junior, não poderia gerar uma repercussão ainda maior?

Portanto, muitas vezes que falamos, escrevemos ou utilizamos emojis, por exemplo, devemos ser os mais claros, simples e diretor possível, pois qualquer detalhe, seja uma letra maiúscula ou um momento errado de falar, pode gerar uma baita confusão.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.