O meia-campista Ilaix Moriba, considerado uma joia do Barcelona, tem recebido ofensas racistas nas redes sociais à medida que negocia a renovação de seu contrato com o clube catalão. O jovem de apenas 18 anos, usou suas redes sociais para compartilhar os comentários e mensagens que vem recebendo nos últimos dias.
O jogador é natural de Guiné e chegou ao Barcelona como uma promessa para o meio campo, mas ainda não decidiu se renovará ou não seu contrato com o clube. Após a revelação das mensagens discriminatórias, o Barcelona publicou um vídeo de apoio a Ilaix em seu Twitter com a frase: “Amamos o futebol e lutaremos contra o racismo”.
Entre os comentários recebidos por Ilaix, estão xingamentos racistas e emojis de macacos. Infelizmente esse tipo de atitude, caracterizada como crime, se tornou comum contra atletas na Europa. Após a decisão da Eurocopa entre Inglaterra e Itália, três jogadores da seleção inglesa – Sancho, Saka e Rashford – foram vítimas de ataques online.
Ilaix atuou em 18 partidas com a camisa do Barcelona e atualmente defende o time B do clube catalão.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!