O judoca argelino Fethi Nourine anunciou nesta quinta-feira (22) que deixará Tóquio e não disputará mais os Jogos Olímpicos. O motivo da decisão está no sorteio das chaves da modalidade, que indicou um possível confronto entre ele e o israelita Tohar Butbul pela segunda fase da competição na categoria até 73kg.
Amar Bem Yekhlef, técnico do argelino, comentou a decisão. Segundo ele, a Argélia se recusa a regularizar as relações com Israel.
“Nós não tivemos sorte com o sorteio. O judoca Fethi Nourine caiu frente a um adversário israelense e esse é o motivo de sua desistência da competição. Tomamos a decisão certa”, disse Yekhlef.
Essa não é primeira vez que esse tipo de atitude acontece. Em 2019, as do mundial de judô indicaram um confronto entre os dois atletas e Nourine também decidiu abandonar a competição.
Os conflitos envolvendo os dois países ultrapassam o esporte. A Argélia, localizada no norte da África, é um país árabe e seu governo não reconhece o estado de Israel por questões políticas e religiosas.
Por conta da saída de Nourine da competição, o judoca Mohamed Abdalarasool, do Sudão, se classificou automaticamente para a próxima fase da categoria até 73kg, onde enfretará Tohar Butbul. Seguindo o calendário dos Jogos Olímpicos, a luta acontecerá entre os dias 25 e 26 de julho.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!