Pesquisar
Close this search box.

Judoca brasileiro recebe suspensão por doping e fica de fora dos Jogos Olímpicos de Paris

O judoca Matheus Takaki está fora da disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O brasileiro de 23 anos foi suspenso após testar positivo em exame antidoping pelo uso de Clomifeno, substância proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping) que serve para mascarar uso de anabolizantes.

Em um acordo com a Federação Internacional de Judô (IJF), o judoca tomou seis meses de gancho retroativos e vai ser liberado para voltar ao dojô na próxima semana. No entanto, teve seus resultados anulados e despencou no ranking olímpico. As informações foram divulgadas pelo “Olhar Olímpico”.

Takaki compete na categoria ligeiro (até 60kg), a única masculina em que o Brasil ainda não tem vaga assegurada nos Jogos de Paris. Ele era o 27º colocado do ranking olímpico, dentro da zona de classificação, mas caiu para a 91ª posição sem os pontos da prata do Grand Slam de Abu Dhabi de 2023 e do ouro do Campeonato Pan-Americano também de 2023, cujo resultados foram anulados por causa da suspensão por doping.

A defesa de Matheus Takaki alegou que houve contaminação por um suplemento alimentar. O gancho do judoca vai até o dia 25 de abril.

Confira o comunicado da defesa de Matheus Takaki

A equipe de Matheus Takaki vem informar ao público e à imprensa que o procedimento investigatório relacionado à contaminação de seu medicamento manipulado para tireoide foi concluído pela ITA/FIJ, mediante um acordo de consequências. As investigações confirmaram que a contaminação foi um incidente externo e involuntário, sem qualquer envolvimento ou conhecimento prévio de Matheus.

No início deste processo, Matheus tomou a iniciativa de se colocar em suspensão provisória voluntária, demonstrando sua total colaboração e compromisso com a transparência e justiça nas investigações. Sua suspensão, determinada pela ITA/FIJ, será encerrada no próximo dia 25 de abril.

Durante todo o período, Matheus manteve sua integridade e zelo pelo cumprimento das normas, evidenciando seu respeito pelas regras do esporte e pela saúde pública. Este episódio reforça o compromisso de Matheus com a ética e a honestidade, valores que ele sempre priorizou em sua carreira.

Matheus agradece sinceramente o apoio de seus fãs, patrocinadores e da comunidade esportiva durante esses tempos desafiadores. Ele está ansioso para retornar às competições e continuar a representar o esporte com honra e dedicação.

Crédito imagem: Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.