O zagueiro Renan, ex-Palmeiras e Bragantino, foi autorizado pela Justiça a deixar o Brasil para retomar sua carreira como jogador de futebol. De acordo com o ‘g1’, ele fez um acordo para indenizar a família do motociclista que morreu no acidente em Bragança Paulista.
A decisão que permite Renan a viajar ao exterior foi proferida nesta quarta-feira (17) pela juíza Nicole de Almeida Campos Leite Colombini e atende a um pedido da defesa do jogador para relaxamento das medidas restritivas impostas ao zagueiro. Tanto o Ministério Público quanto a defesa da família da vítima foram favoráveis à solicitação.
A magistrada justificou na decisão que Renan tem colaborado com as investigações, fez o pagamento da fiança e firmou acordo para indenizar a família de Eliezer Pena. Além disso, a juíza citou a dificuldade do jogador se inserir novamente no mercado de trabalho.
A partir de agora, Renan terá seu passaporte devolvido e poderá deixar o Brasil. Ele precisará se apresentar à Justiça a cada quatro meses ou sempre que for intimado.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 6h30 (de Brasília) do dia 22 de julho no Km 47 da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, em Bragança Paulista. Segundo a polícia, Renan invadiu a pista contrária e bateu de frente em uma motocicleta. A vítima, Eliezer Pena, de 38 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele deixou a esposa e duas filhas.
Os policiais que atenderam a ocorrência disseram que o jogador apresentava sinais de embriaguez e odor etílico, mas se recusou a fazer o teste do bafômetro. Na delegacia, ele também se negou a passar pelo exame de sangue. Por conta disso, a embriaguez ao volante não foi comprovada, apenas a ingestão e bebida alcoólica.
O jogador foi indiciado por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar. Para responder em liberdade, ele pagou uma fiança de R$ 242 mil e entregou seu passaporte à polícia. Além disso, a Justiça proibiu Renan de frequentar bares e casas noturnas.
Uma semana após o acidente, o jogador se mudou de Bragança Paulista por alegar que sua família estava recebendo ameaças.
Promessa das categorias de base do Palmeiras
Renan era considerado uma das grandes revelações das categorias de base do Palmeiras. Ele estava no Alviverde desde o sub-13 e foi promovido ao profissional em 2020 diante da capacidade de conseguir atuar como zagueiro e também lateral-esquerdo.
Na temporada 2021, Renan disputou 41 partidas pelo Palmeiras, sendo 37 como titular. Neste ano, porém, o jogador perdeu espaço com o técnico Abel Ferreira e acabou emprestado ao Bragantino.
Crédito imagem: Palmeiras/CesarGreco
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo