Pesquisar
Close this search box.

Justiça do Rio aceita pedido do MP e pode anular eleição de Caboclo na CBF

O juiz Mario Cunha Olinto Filho, da 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, aceitou o pedido do Ministério Público que contesta o diferente peso dos votos na última eleição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A informação foi revelada primeiramente pelo ‘GE’.

A sentença, que ainda não tem uma data marcada para ser anunciada, pode causar uma importante mudança na CBF, uma vez que pode até anular eleição de Rogério Caboclo, presidente que atualmente está afastado do cargo por conta de uma denúncia de assédio moral e sexual feita por uma funcionária da entidade.

O pleito ocorreu em abril de 2018 e o escolhido ficaria à frente do comando da CBF entre 2019 e 2023, no entanto, a depender da decisão do magistrado, a entidade poderá realizar uma nova votação.

É importante destacar que a ação não contesta o pleito em si, mas sim a Assembleia Geral da CBF que determinou as regras da votação. Para a entidade, a eleição não pode ser anulada, uma vez que a ação foi protocolada na justiça um ano antes do pleito, em 2017.

Caso o magistrado decida pela a anulação da eleição, Rogério Caboclo e os oito vice-presidentes eleitos serão afastados de suas funções. Assim, conforme determina o estatuto a CBF, quem assume é o diretor mais velho, nesse caso o Coronel Nunes, e ele tem até 30 dias para convocar um novo pleito.

A CBF está tentando transferir o processo para o Fórum Central há pelo menos dois anos, mas até então não conseguiram. Os advogados da entidade tentaram recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), onde também não foi aceito.

Crédito imagem: CBF

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.