Pesquisar
Close this search box.

Justiça rejeita recurso da Globo e mantém indenização de R$ 30 mil ao goleiro Sidão por prêmio ‘Craque do Jogo’

A Justiça de São Paulo rejeitou, em segunda instância, o recurso da Rede Globo e manteve a condenação da emissora a pagar uma indenização de R$ 30 mil ao goleiro Sidão. A informação foi divulgada pelo jornalista Rogério Gentile, do UOL.

A ação por danos morais foi movida por Sidão após ele receber o prêmio ‘Craque do Jogo’, em 2019, em uma partida que o Vasco, seu clube na época, foi goleado por 3 a 0 pelo Santos. O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, teve falhas decisivas do arqueiro.

Na ocasião, Sidão foi eleito o ‘Craque do Jogo’ em uma votação feita pela internet. Os telespectadores elegeram o goleiro como deboche pelo placar final da partida e também sua por sua atuação. Por ter entregue o troféu mesmo entendendo que a escolha era irônica, a Justiça condenou a emissora a pagar indenização por danos morais ao goleiro.

“A emissora poderia, simplesmente, ter optado por não entregar o troféu ao autor, poupando-lhe de tamanha humilhação e constrangimento em rede nacional”, afirmaram à Justiça os advogados Marcelo Giraldes e Leonardo Foltran, que defendem Sidão.

“Os danos à imagem foram imensuráveis, sendo que, após o ocorrido, sua carreia entrou em declínio”, acrescentaram.

A Globo se defendeu no processo alegando que o vencedor do prêmio foi uma escolha exclusiva do público. Disse que, em nenhum momento, teve a intenção de ofendê-lo.

Além disso, a emissora afirmou à Justiça que, após ter conhecimento dos fatos, modificou o regulamento da premiação a fim de também computar a opinião técnica dos comentaristas e formalizou um pedido de desculpas ao atleta. Disse ainda que não pode ser responsabilizada pelo eventual declínio do valor de mercado do atleta, lembrando que ele já tem “mais de 38 anos”.

No ano passado, a Globo foi condenada em primeira instância, recorreu, mas perdeu novamente. A emissora ainda poderá recorrer da decisão em terceira e última instância.

Atualmente, Sidão defende a camisa do Concórdia, de Santa Catarina, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.

Crédito imagem: Reprodução

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.