Search
Close this search box.

LaLiga aciona FIFA no CAS por novo formato do Mundial de Clubes

Em comunicado na última segunda-feira (16), a LaLiga confirmou que recorreu a Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a FIFA por conta do novo formato do Mundial de Clubes, previsto para ter início a partir de 2025 com 32 clubes. A informação foi divulgada pelo ‘AS’.

“A FIFA parece esquecer e só pensa em poucos sem conhecer o efeito real sobre os atores do futebol profissional. Só pensa em um reduzido grupo de clubes e jogadores, quando o futebol profissional são muitas ligas, milhares de clubes e atletas que não jogam estas competições internacionais. Essas decisões tomadas de maneira unilateral e sem aviso prévio sobre o calendário com novos torneios internacionais causam danos irreversíveis a todo o ecossistema do futebol”, diz parte do comunicado da liga.

A liga espanhola questiona o novo formato da competição e condena o “inchaço” da mesma, alegando principalmente o comprometimento à saúde física e mental dos jogadores com mais um campeonato no calendário.

Essa é a segunda ação da La Liga no tribunal máximo do esporte contra a FIFA. Em 2021, a liga protestou contra a autorização concedida à Conmebol para ampliar o seu período de jogos entre seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo devido ao adiamento de partidas ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

Atualmente, o Mundial de Clubes conta com sete times, uma de cada continente e um representante do país-sede. A ideia do presidente da FIFA, Gianni Infantino, é de seguir o formato da Copa do Mundo na competição de clubes.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.