Pesquisar
Close this search box.

LaLiga formaliza proposta de modelo de gestão da liga brasileira em reunião com clubes das séries A e B

Em uma reunião nesta terça-feira (15) com dirigentes dos clubes brasileiros das Séries A e B, a LaLiga, responsável pela organização do Campeonato Espanhol, formalizou uma proposta para a criação de uma liga. Detalhes do projeto, como a estruturação, direitos de transmissão e questões de governança e gestão, foram expostos no encontro que também contou a presença do presidente da liga espanhola, Javier Tebas, representantes da XP Investimentos e da consultoria Alvarez & Marsal. O Palmeiras foi o único time que não compareceu.

“Na LaLiga, temos o objetivo de ajudar o desenvolvimento do futebol e sua indústria. Com a proposta que estamos fazendo em conjunto com a XP e a Alvarez & Marsal, queremos oferecer, no Brasil, todo o conhecimento que adquirimos ao longo dos anos para propor um modelo de negócio que seja financeira e administrativamente adequado para apostar no crescimento do futebol no Brasil. Hoje, apresentamos aos clubes brasileiros uma proposta que inclui as melhores práticas da LaLiga e a forma como conseguimos ser uma das competições desportivas mais eficazes em termos de desenvolvimento de negócios e de estabilidade financeira”, disse Tebas.

Se aprovada a proposta, a XP será a responsável por trazer um investidor para a liga. O head do Investment Banking da empresa, Pedro Mesquita, comentou sobre o projeto.

“Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo. O diálogo e o entendimento entre clubes, XP e Alvarez & Marsal resultará em uma transformação profunda do futebol nacional”, afirmou Mesquita ao ‘Estadão’.

“Nosso projeto reúne três pilares fundamentais para a realização de um campeonato mais moderno e profissional: modelo de gestão, estrutura financeira e organização esportiva. O futebol brasileiro precisa se unir e mostrar que essa é uma oportunidade única para se valorizar e buscar recursos no mercado – tem muito valor a ser destravado e o mercado internacional está acompanhando de perto as transformações recentes, como a Lei da SA do Futebol. Acreditamos ter a melhor proposta, e desejamos que os clubes, unidos e alinhados, avaliem e façam uma concorrência para escolher”, analisou Fred Luz, da Alvarez & Marsal.

Na Assembleia Geral da CBF, realizada na semana passada, os clubes conseguiram avançar junto à entidade pela criação da liga. As equipes aceitaram manter o peso dos votos de cada categoria nas eleições da CBF, em contrapartida, a entidade brasileira se comprometeu a apoiar o projeto.

Além da LaLiga, outros dois grupos já demonstraram interesse na gestão de uma liga no futebol brasileiro, como a Codajas Sports Kapital, associada ao banco BTG, e a LiveMode/1190.

Crédito imagem: Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.